A palestrante Bernadeth Macedo abordou o tema no I Fórum de Saúde e Segurança AMO
No I Fórum de Saúde e Segurança AMO, realizado no último sábado, 30, pela AMO Medicina e Saúde, no centro de convenções da empresa, os principais desafios da implantação da nova NR12 foram abordados pela palestrante Bernadeth Macedo.
Bernadeth é engenheira de Segurança do Trabalho, especialista em transporte de produtos perigosos e coordenadora da bancada de empregadores do grupo técnico tripartite que alterou a NR20.
A NR-20, levada à consulta pública há mais de três anos, teve seu título alterado para “Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis” e foi revisada pela Portaria da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) nº 308.
A nova NR-20 estabelece requisitos mínimos para a gestão de segurança
no trabalho contra riscos de acidente decorrentes das atividades de extração,
produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação. O texto se
aplica no âmbito das questões de segurança e saúde com inflamáveis (gases e
líquidos) e combustíveis (líquidos), desde o projeto de uma instalação,
passando pelas fases de construção, manutenção e operação, até sua desativação.
“Os desafios da NR20 são muitos. Basicamente a forma de implantação, que é voltada para gestão. A norma anterior era mais fixada em outros parâmetros que foram assimilados ao longo de trinta anos. Agora temos uma mudança radical que é fixada na gestão. E isso faz com que as pessoas passem a entender que agora precisam ter uma ação integrada e multidisciplinar, tem que ter um controle maior de documentos com maiores evidências, pois não adianta fazer. Deve-se comprovar o que foi feito para atender à Norma. Há também a parte de conscientização dos envolvidos, a questão de prazo, que é muito importante e a abrangência. Hoje a NR20 está abrangendo todos os produtos que estão na empresa, independente da embalagem e da forma como está. Esta conscientização é um desafio importante neste momento”, explicou Bernadeth Macedo.